Uma imagem vale mais que mil palavras… E um vídeo?
Uma ótima forma de enriquecer um conteúdo, ilustrar um conceito e manter o visitante mais tempo na página é com a utilização de vídeos. Neste post vou te dar uma mão, mostrando várias formas para você colocar vídeo no WordPress.
Colocar vídeo no WordPress com o editor visual
A maneira mais fácil de colocar vídeo no WordPress é através do próprio editor visual de posts. Basta colar o endereço do vídeo no meio do texto que o WordPress faz a mágica. Único detalhe é que seu vídeo tem que estar hospedado em um dos serviços compatíveis com a tecnologia “oEmbed”.
O que é oEmbed?
A tecnologia oEmbed é um protocolo de comunicação que faz com que um Site A (ex: Seu Blog), peça a um Site B (ex: Youtube) o HTML necessário para incorporar o conteúdo do Site B.
Então, os dois sites sabem o que esperar um do outro e a comunicação é feita. Para isso, você deve verificar se o seu serviço de mídia está na lista dos serviços suportados:
Colocar vídeo no WordPress com embed (shortcode)
Outra forma é utilizar o Shortcode
No vídeo acima, eu utilizei um embed para adicionar um vídeo direto do Facebook.
O que é um Shortcode?
Um Shortcode é um comando, em formato texto mesmo, que faz a conexão entre o trecho dele e uma função do WordPress, seu tema ou um plugin. É muito prático, pois você pode reutilizar em vários posts, sem precisar programar nada.
Colocar vídeo no WordPress com iFrame
Um pouco mais “geek”, mas muito útil, é colocar o vídeo no seu post ou página com uma tag iFrame. A idéia é a mesma do , citado acima: Você vai incorporar conteúdo externo dentro do seu site. A diferença é que aqui pode ser qualquer conteúdo, não apenas vídeos. No exemplo eu usei um vídeo direto do Vimeo.
Colocar vídeo no WordPress com o plugin “FV FlowPlayer”
Caso você queira mais liberdade e customizar o player de vídeo, a opção é utilizar um plugin. Caso você queira saber mais sobre instalação de plugins no WordPress, clique aqui para ler este outro artigo nosso.
No caso, eu utilizei o plugin “FV FlowPlayer”, pois pareceu ser bem prático e intuitivo para leigos. Basta instalar e adicionar um vídeo com o botão que ele cria no editor visual. Aproveite também para explorar as opções que ele criará no seu painel do WordPress:
Criar uma playlist de vídeos
As vezes, um vídeo só não basta! Para rechear seu post de vídeos, sem que um fique embaixo do outro gerando uma página gigantesca, podemos criar uma playlist de vídeos!
Playlist de vídeos do Youtube
Playlist de vídeos hospedados em seu site
Devo hospedar o vídeo no meu site WordPress ou usar Youtube?
Para que o carregamento do seu site não sofra e a manutenção dos vídeos esteja mais organizada em uma plataforma própria, hospede seus vídeos fora do WordPress!
Além da questão de performance citada, outro ponto positivo é que você tem mais um meio de ser encontrado pelas pessoas que consomem conteúdo na plataforma escolhida. Lembre-se: “O Youtube é a segunda ferramenta de buscas mais utilizada no mundo”. A Mushroom Networks fez um infográfico legal sobre isso.
Agora, se você realmente quer hospedar o vídeo em seu servidor, é imprescindível que você utilize uma CDN, como a CloudFlare, ou um plugin como o WP Super Cache, para guardar uma versão dos arquivos do seu site no cache e dê um respiro ao seu servidor.
Conclusão
Espero que esse post tenha te esclarecido como colocar vídeo no WordPress, e também aberto novas possibilidades de utilizar vídeo em seu conteúdo.
Fique à vontade para contribuir sugerindo um plugin ou dando uma dica relevante para outros donos de site na área de comentários abaixo!
Curiosidade
No momento que crio este post, o vídeo acima é o vídeo mais visto do Youtube, com mais de 5 F*cking BILHÕES de views!

“Interneteiro” desde que sites bonitos eram feitos em frames, recheados de Java Applets que eram animações que pareciam fogos de artifício… Antes até das tabelas! De lá para cá muita coisa mudou, mas a essência da internet continua a mesma: Dar liberdade ao indivíduo.
- Autor no WP Rocks
- Desenvolvedor no WTF Studio Web