Escolha uma Página

Se você for investir em um projeto na web, faça antes uma pesquisa para descobrir qual é a plataforma de gerenciamento mais adequada. Eu tenho certeza de que nessa pesquisa você vai encontrar resenhas falando maravilhas a respeito do WordPress.

Por isso, existem várias dicas de WordPress para iniciantes que vão facilitar ao máximo o trabalho de quem vai se aventurar no universo dos blogs e sites.  

Desde suas primeiras versões, lançadas em 2003, o WordPress vem se destacando por ser amigável a qualquer tipo de usuário, eliminando a ideia de que para criar um site ou blog é necessário conhecer tudo sobre programação.

Não custa mencionar que, além da facilidade de personalização de layout, ele também é intuitivo para o gerenciamento de postagens, pois permite a inserção de vídeos, arquivos de áudio e imagens.

Inclusive, o usuário tem a possibilidade de programar os dias e os horários das suas postagens, bem como ter acessos aos números referentes a elas, podendo visualizar quais publicações possuem mais visualização, em quais períodos do mês e qual é a origem do tráfego.

Quais os tipos de sites que posso criar com o WordPress

Por ser uma ferramenta que está no Top 10 tanto de usuários experientes quanto dos iniciantes, algumas empresas de web hosting, como a Hostinger, oferecem entre os seus serviços a hospedagem WordPress.

A vantagem desse tipo de hospedagem é justamente o fato de que ela é otimizada para essa plataforma, apresentando facilidades na instalação, personalização e também plugins pré-instalados.

No caso da Hostinger, alguns planos mais avançados oferecem recursos ainda mais vantajosos, como, por exemplo, backups diários e suporte técnico por 24h.

Se você adotar uma hospedagem otimizada para WordPress, você vai poder criar qualquer tipo de projeto na web.

Blogs

Ter um blog pessoal para falar sobre algum assunto do seu interesse pode ser um mero passatempo para muitos, mas se você construir esse blog em WordPress vai ter condições de criar conteúdo de alta qualidade.

Com isso, você vai atrair mais leitores e poder profissionalizar esse seu blog, criando formas e estratégias para ganhar dinheiro na internet com esse canal.

Vale destacar também que se você administra uma empresa, saiba que um blog pode ser muito útil para a sua estratégia de Marketing Digital. Por isso, para garantir um blog de qualidade, o WordPress é a melhor opção.

Site Institucional

Um site é uma vitrine para qualquer profissional, tanto para um freelancer quanto para o empreendedor de um negócio. Se for um site de qualidade, então maiores são as chances para esse profissional se destacar.

Falando em site de qualidade, é aí que o WordPress entra em cena mais uma vez, já que ele traz uma ampla variedade para a criação de layout e identidade visual.

Loja online

O investimento em um e-commerce também está em alta nos dias de hoje. Nesse caso, o WordPress também pode ser de grande utilidade, pois ele possui um plugin chamado WooCommerce, que é fundamental para o gerenciamento de um projeto desse porte.

Neste caso, a dica de WordPress para iniciantes é contar com uma hospedagem de sites mais robusta como um servidor VPS e também com um certificado SSL.  

Temas e plugins WordPress

Já que mencionamos layout e plugins, então é importante destacar a quantidade de templates WordPress que os usuários iniciantes vão encontrar à disposição.

A instalação dos templates não é difícil. Para isso, é necessário acessar o painel de administrador do WordPress. Lá é possível encontrar temas dos mais diversos, inclusive alguns são gratuitos e outros, com mais recursos, são pagos.

A instalação de plugins também conta com um processo semelhante. O usuário deve acessar o painel do administrador e procurar pelo plugin que ele deseja instalar em seu site.

Porém, outra dica de WordPress para iniciantes é lembrar que plugins devem ser instalados com moderação, pois esses recursos podem causar falhas e problemas no site.

Por mais benefícios que eles ofereçam para o seu site ou blog, o excesso deles torna o carregamento das páginas mais lento ou podem entrar em conflito com outros plugins ou até mesmo com o site como um todo.

No entanto há aqueles que valem a pena fazer um esforço para ter ao seu lado. Veja alguns deles a seguir.

Yoast SEO

Este é um dos plugins mais conhecidos. Ele é muito útil para otimizar o conteúdo dos blogs e sites, pois possibilita que o usuário gerencie as palavras-chaves de uma página ou de um post.

Elementor

O Elementor atua como um Page Builder permitindo que os usuários insiram recursos e elementos dos mais variados em seus projetos web. Inclusive, também é possível criar as famosas Landing Pages, que são essenciais para estratégias de Marketing Digital.

Imagify Image Optimizer

Com esse plugin o usuário vai poder ajustar perfeitamente a resolução das imagens nas postagens, evitando que elas se tornem pesadas e atrapalhem o carregamento das páginas.

WordPress para iniciantes | Saiba trabalhar as palavras-chaves

Entre as dicas de WordPress para iniciantes, é preciso mencionar também o uso correto de imagens nas postagens. Para isso, é preciso saber utilizar da maneira correta as palavras-chaves na descrição delas.

O ideal é que a descrição seja curta e tenha no máximo sete palavras. Não adianta tentar enganar o Google repetindo as palavras-chaves presentes nessa descrição.

A geração de urls contendo palavras-chaves também é um bom conselho para iniciantes. Tornar uma URL amigável para o Google, colocando nelas palavras-chaves referentes ao seu conteúdo, facilita que o seu público encontre o seu site.  

Conclusão

O WordPress é versátil, se encaixa em qualquer tipo de projeto online e é intuitivo, tornando a experiência de qualquer usuário fácil e inteligente.

Por isso, quando o assunto é WordPress para iniciantes, fique atento para os plugins e as técnicas de SEO, se mantenha atualizado sobre elas e veja como o seu projeto vai se desenvolver.


O conteúdo deste post foi produzido por um de nossos parceiros. Esperamos que tenha gostado!

Share This