Escolha uma Página

Aqui no nosso blog utilizamos o tema DIVI. Muitas das páginas do blog foram criadas com o plugin DIVI Builder.

É uma forma muito intuitiva de criar páginas: Basta clicar e arrastar os componentes para dentro da página.

Isso faz com que você não dependa de um programador para criar coisas básicas. Isso significa mais liberdade e menos custo.

Ainda não conhece esta ferramenta?

Se você nunca ouviu falar do DIVI Builder, clique aqui e veja uma live demo agora!

Neste post vamos apresentar o construtor de páginas DIVI Builder, passando pelos tópicos:

  • O que são páginas e posts WordPress?
  • O que é um construtor de páginas?
  • Por que precisa de plugin para criar páginas no WordPress?
  • DIVI – Tema ou Plugin?
  • Como adquirir o DIVI?
  • Tipos de licenças do DIVI
  • Como instalar o DIVI?
  • Componentes do DIVI
  • Como criar uma página no DIVI?
  • Conclusão

O que são páginas e posts WordPress?

O conteúdo do WordPress é basicamente separado em dois tipos: Post e página.

Post

Post são artigos com data de publicação, autor, organizado com tags e categorias, e geralmente com área de comentários abertas para interação com a audiência.

Página

São conteúdos estáticos, mais institucionais e sem interação direta da audiência.Ex: Página de contato, página de “Quem somos” ou “Sobre”, etc. Além disso, se diferenciam de posts por permitirem páginas filhas.

O que é um construtor de páginas?

É uma ferramenta para criar conteúdo com layout customizado.

O construtor é composto por componentes como player de vídeo, blocos de conteúdo, títulos e subtítulos. Ao serem inseridos na páginas, se transformam em códigos, mas sem a necessidade de você programar uma linha  de código se quer.

Existem vários construtores de páginas no mercado, como por exemplo WIX, Webnode, Squarespace, etc. Além destes, existem os integrados ao WordPress (em forma de plugins): Elementor, Visual Composer, DIVI… Nós iremos abordar nesse post o DIVI.

Por que precisa de plugin para criar páginas no WordPress?

Uma página, por si só, não apresenta ferramentas de criação de layout, apenas conteúdo.

Acontece que muitas vezes queremos organizar o conteúdo de uma forma customizada, tipo uma página de contato com 2 colunas: Um lado com um formulário, e do outro, informações de contato como telefone, email, etc.

Em casos como este, é necessário uma combinação de componentes diferentes para montar o seu visual.

Os plugins de construção de páginas nasceram dessa necessidade. Uma forma mais conveniente de inserir conteúdo, enquanto formata o layout de forma mais atraente.

Um exemplo de página que exige uma customização maior seria uma página de vendas. Nela você não vai querer apenas exibir informações. Você vai mostrar argumentos e apelar para o emocional do visitante, que é um cliente em potencial.

Com um construtor de páginas você envolve o visitante podendo explorar recursos visuais mais avançados, gerando mais resultado na sua comunicação.

DIVI – Tema ou Plugin?

O tema DIVI já vem com o plugin DIVI Builder pré-carregado. Mas, você pode usar somente o plugin DIVI Builder em qualquer tema que você decidir usar, não apenas junto com o tema DIVi.

O tema DIVI permite que você defina os estilos do site como cores e fontes, insira seu logo, altere o formato do cabeçalho e o menu de navegação, ative ou desative diversas configurações para exibição de posts, páginas, barras laterais, e outras funções exclusivas do tema.

O plugin DIVI Builder é somente responsável pela adição de conteúdo, componentes e estilos das páginas. É possível, por exemplo, criar uma página com o plugin e manter outra somente com o editor padrão do WordPress.

Como adquirir o DIVI?

O tema DIVI é produzido pela Elegant Themes, produtora de temas e plugins para WordPress.

A licença da Elegant Themes, te dará acesso a um pacote composto por 87 temas e plugins super essenciais como o Monarch (Redes Sociais), Bloom (gerar listas de email), e o DIVI Builder (Construtor de páginas).

Para adquirir sua licença, você deve:

  1. Ir até o site https://www.elegantthemes.com/join/
  2. Escolher sua licença
  3. Preencher o formulário e fazer o pagamento
  4. Após o pagamento realizado, você terá acesso a área de membros, onde será possível fazer os downloads

Tipos de licenças do DIVI

comparativo-licencas-divi

Vitalício

Como o próprio nome diz, é algo que dura ou é destinado a durar a vida toda. Sendo assim, a cada atualização você pode atualizar seu tema e receber as novidades e melhorias do tema. Vale a pena o investimento se você já tem algo consolidado e não apenas testando uma idéia de negócio.

Anual

Funcionalidades iguais ao vitalício, até que seja expirada. Após isso, você não terá o recurso de “Layouts Prontos”, descritos mais a frente no nosso post.

Como Instalar o DIVI?

Instalando o tema DIVI

Caso você esteja instalando o tema DIVI, você deverá ir no menu “Aparência > Temas > Enviar Tema > Escolher Arquivo”, conforme a imagem abaixo:

enviar-tema-wordpress

Instalando o plugin DIVI Builder

Caso esteja instalando o plugin DIVI Builder, vá até o menu “Plugins > Adicionar Novo > Enviar plugin > Escolher arquivo”, como na imagem abaixo:

enviar-plugin-wordpress

Temos um post publicado aqui ensinando como instalar um plugin também de outras formas.

Componentes do DIVI

No DIVI, você terá uma estrutura organizada pelos seguintes componentes chave:

Seções

wordpress-divi-section

Linhas

wordpress-divi-row

Colunas

wordpress-divi-colunas

Módulos

wordpress-divi-module

São 46 módulos de conteúdo! Os módulos são os pequenos blocos de conteúdo que compõem a construção de uma página. Entre eles, você encontra: Botão, título, texto, imagem, ícones, sliders, listagem de posts, etc…

Os módulos são o que fazem a mágica acontecer e cada módulo contém seus próprios parâmetros e configurações.

Componentes globais

wordpress-divi-global

São módulos ou seções assim como as outras, exceto pelo fato de poderem ser compartilhadas por qualquer outra página do seu site, se você alterar algum deles, todos irão ser alterados automaticamente.

É uma excelente forma de economizar tempo e manter o layout organizado! Por exemplo: Um formulário de contato que se repete em várias páginas.

Para criar uma seção global no DIVI, siga os passos do vídeo abaixo:

Layouts prontos

wordpress-divi-layouts-prontos

Sem criatividade ao criar uma página nova? Sem problemas! O DIVI tem uma função super legal para tirar você da síndrome do papel em branco: Premade layouts!

Siga os passos abaixo para carregar um layout pronto em sua página:

Como criar uma página no DIVI?

Antes de mais nada, você deve pensar no seu layout sempre organizado em linhas e colunas.

No DIVI uma seção é como se fosse uma linha. Após adicionar a seção, você precisa adicionar uma coluna. A partir daí, os componentes poderão ser inseridos.

A seguir, você tem um passo-a-passo para criar uma página no DIVI:

Conclusão

O Divi Builder é um construtor de páginas de altíssima qualidade. A cada atualização ele vem sendo melhorado. Desde a primeira vez que eu usei até hoje (quase 2 anos) foram várias funcionalidades novas e correções de bugs.

Constantemente a Elegant Themes produz conteúdo sobre o universo DIVI e também sobre criação de sites. Os layouts prontos são realmente úteis. De fato, eles tem disponibilizado novos pacotes layouts com uma frequência muito boa. Dá uma olhada nos últimos emails enviados:

No mundo do WordPress, a opinião sobre o melhor construtor de páginas é relativo a experiência e preferências de cada um, mas podemos dizer que os mais cotados atualmente são: DIVI, Elementor e Visual Composer.

Eu, particularmente, acho o DIVI mais intuitivo. Mas, para decidir qual você irá usar, somente testando.

Se você já usou o DIVI Builder e tem uma dica legal, ou se usou e teve alguma dificuldade: COMPARTILHA aí em nossos comentários!

Share This