Escolha uma Página

Oie, tudo bem? Você sabe o que é WordPress?

Provavelmente você já fez está pergunta, e é por isso que você esta aqui 🙂

Me deparei com o WordPress pela primeira vez em minha adolescência, quando tive a intenção de montar meu primeiro blog, mas eu não sabia nem da metade do que essa ferramenta era capaz e foi então tive oportunidade de explorar melhor e acabei me apaixonando! ♥

Uma das primeiras pesquisas que fiz para entender melhor sobre o assunto foi “o que é WordPress” hahaha.

Já utilizei outros gerenciadores de site como Wix, por exemplo, mas me adaptei melhor ao WordPress, com tantas possibilidades e integrações, pois eu era iniciante nesse mundo de blog e internet, então me senti super segura ao utiliza-lo.

Por conhecer e utilizar a plataforma diariamente, hoje integro ao time WP Rocks, onde temos a missão de levar o conhecimento sobre WordPress para você, além de apoiar a comunidade de produtores e usuários.

Será maravilhoso relembrar minhas experiências de quando comecei a usar a plataforma e dividir isso com você!

O que é WordPress? Veremos logo abaixo!

  • O que é CMS?
  • WordPress.org e WordPress.com, qual a diferença?
  • Vantagens de usar WordPress
  • Recursos do WordPress
  • Plugins e Temas WordPress
  • O que posso fazer usando WordPress?
  • História do WordPress
  • Desenvolvedores do WordPress
  • Curiosidades do WordPress
  • Considerações finais

O que é WordPress?

O que é WordPress? É uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo para web, principalmente utilizado para a criação de sites, veja como criar seu próprio site aqui!

Possui um sistema de código aberto onde qualquer membro da comunidade pode colaborar com inovações ou implementações de melhorias e até com publicações de matérias no fórum oficial.

O WordPress é desenvolvido em PHP/MySQL, e a utilização da plataforma é totalmente gratuita (distribuição sob a GNU Public Licence).

Até aqui temos um basicãaaaooo do que é WordPress, mas… qual o seu propósito? Ele tem um intuito bem bacana que é sua praticidade, qualquer pessoa consegue publicar e administrar um site através do seu gerenciador, até mesmo as sem conhecimentos web profundos, esse gerenciador se chama CMS, veja uma breve descrição dele logo abaixo.

O que é CMS?

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (do inglês Content Management System – CMS), é um aplicativo usado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma simples permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado com facilidade.

A Website Setup publicou um post, com a tabela abaixo, listando os CMS’s mais utilizados:

CMS mais usados

WordPress.org e WordPress.com, qual a diferença?

Provavelmente quando você veio procurar o que é WordPress, sentiu a necessidade de entender a diferença entre  WordPress.org e WordPress.com, né? Bom, vamos lá, existem duas versões, uma gratuita (WordPress.org) e outra paga (WordPress.com).

WordPress.org é a versão OpenSource que está disponível gratuitamente para instalação e foi e é desenvolvida por membros da comunidade espalhados pelo mundo inteiro.

Você pode fazer o download do zip do pacote de instalação e instalar diretamente em seu servidor e criar seu site WordPress. Para isso você precisa ter seu próprio serviço de hospedagem e domínio. Veja como registrar e configurar seu domínio neste post!

WordPress.com é uma versão criada e mantida pela Automattic, eles possuem versão gratuita e planos de assinatura de acordo com a sua necessidade, a Automattic também é um dos maiores colaboradores para o crescimento da plataforma e comunidade.

Você mesmo pode ir ao wordpress.com e criar seu site dentro da plataforma sem precisar de domínio ou hospedagem, mas seu site ficaria registrado tipo assim: www.meusite.wordpress.com.

Vantagens de usar WordPress

Muitas pessoas o utilizam por ser extremamente versátil e adaptável, podendo ir de um blog, site à uma loja virtual cheia de produtos, e você sabia que ele é a ferramenta mais popular da internet, atualmente, mais de 30% de todos os sites no mundo utilizam? *pasmem! *

Abaixo listo 8 vantagens de usar o WordPress:

  1. É uma ferramenta desenvolvida para que qualquer pessoa possa utilizar, mais de 75 milhões de sites do mundo são em WordPress. O Uso é intuitivo você não precisa dominar códigos de programação!
  2. Atualização de conteúdo facilitada, muita flexibilidade e fácil uso da ferramentas de publicação;
  3. Mais de 55.000 plugins para ajudar seu site a atender às suas necessidades. Plugins para loja online, galerias, listas de discussão, fóruns, análises e muito mais.
  4. WordPress possui um amplo acervo de temas, milhares de opções gratuitas e pagas, além de grande capacidade de customização dos temas disponíveis.
  5. Documentação bastante completa e extensa o Codex (em português) reúne uma grande biblioteca da plataforma, com passo a passo e dicas, para qualquer usuário.
  6. Centenas de milhares de desenvolvedores, criadores de conteúdo e proprietários de sites se reúnem em encontros mensais em 436 cidades do mundo, para falar sobre WordPress.
  7. É possível criar sites, lojas virtuais, blogs, portais, páginas de captura e o que mais você quiser pois é um mecanismo adaptável para diversas situações.
  8. Possui um painel de gestão que se ajusta à diferentes telas, sendo fácil de mexer até mesmo pelo celular ou tablet. Super responsivo!

Estamos sempre buscando melhorias e atualizações sobre o WP, e se tivermos mais novidades sobre o que é WordPress, atualizaremos este post ou faremos um novinho.

Qualquer dúvida, fica tranquilo que responderemos para você, mas também existem diversos blogs e sites que estarão com informações legais sobre o que é WordPress, por isso, fale conosco ou dê um Google it e veja quantas pessoas estão falando a respeito!

Vantagens do WordPressRecursos do WordPress

Os recursos do WordPress são ilimitados, podem ser plugins e temas que você pode instalar, mas vale lembrar que os recursos instalados por padrão são úteis para muitas coisas, porém é sempre legal dar uma complementada, né!

São eles formatação de textos, biblioteca de mídias, editor de templates, widgets (que são áreas para inclusão de informações especiais), gerenciador de plugins, de temas, de usuários e de comentários, além do plugin anti-spam.

Plugins e Temas WordPress

Agora vamos para uma das partes mais legais: Plugins e temas!

Você sabia que além de instalar o recurso de terceiros você pode criar um você mesmo? Muito bacana, né? Acredito que plugins e temas também são ferramentas importantes na hora de explicar o que é WordPress.

Veja os plugins essenciais para qualquer site neste post!

Plugin WordPress

Existem hoje mais de 54,443 plugins, segundo a Neilpatel, disponíveis para baixar gratuitamente! Essas extensões possibilitam a otimização de seu site em diversos aspectos como velocidade, aparência e segurança.

Tema WordPress

O tema serve para embelezar sua página, é a aparência dela e a impressão que as pessoas terão sobre seu site, e assim como os plugins, existem uma imensidão de temas gratuitos por aí na internet e há os pagos também.

As empresas costumam disponibilizar seus plugins de forma gratuita para o usuário conhecer, estes ficam no diretório do WP e são gratuitos, mas também oferece complementos com funcionalidades extras premium, que são pagos.

OBS: Antes de comprar ou baixar, verifique se o tema que instalará é responsivo.

O que posso fazer usando WordPress?

Os recursos do WordPress são ilimitados, com a utilização de plugins e temas que você pode instalar, poderá te dar uma ampla liberdade e possibilidade para utilizar o CMS para qualquer tipo de página web.

Responsivo WordPress

Blog

Blog é muito semelhante a um site.

Existem pessoas que fazem o blog como um diário. Normalmente, os blogs estão sendo atualizados com bastante frequência.

Site institucional

Muitos sites e referências utilizam a definição de site institucional como sendo o cartão de visita online, porém é muito mais do que isso.

Ele é o canal de comunicação com seu cliente e também, uma forma prática e eficiente de convencimento que sua empresa pode atender adequadamente às necessidades dele.

Por meio do site institucional é possível apresentar seu produto ou serviço de forma dinâmica, possibilitando a captação de novas oportunidades de negócio. Outra vantagem é que por ser online, permite a divulgação de sua empresa para todo o mundo.

Site com área de membros

É um site, estilo blog que tem vários formatos diferentes ele pode ser de assinatura free, mensal, anual em sua área restrita.

Normalmente com conteúdo exclusivo para os membros, como por exemplo: material de estudos, documentos, aplicativos, ferramentas entre outras opções de itens que desejar compartilhar com sua comunidade de membros.

Site de cursos on-line (LMS)

É um site voltado para educação com um público específico que está disposta a estudar a distância, existem vários modelos de cursos que oferecem e formas de pagamentos, podem ser mensais, anuais, por curso e até para teste grátis, um dos plugins mais usados é o Learn Dash para criar este tipo de plataforma.

Landing page

O conceito de Landing Page vai além da sua tradução literal (página de aterrissagem). No Marketing Digital, são páginas que possuem todos os elementos voltados à conversão do visitante em Lead, oportunidade ou cliente.

Por esse motivo, Landing Pages costumam ter taxas de conversão maiores do que as de páginas comuns.

Portal

Um portal é um site na internet projetado para aglomerar e distribuir conteúdo de várias fontes diferentes de maneira uniforme, sendo um ponto de acesso para uma série de outros sites ou subsites internamente ou externamente ao domínio ou subdomínio da empresa gestora do portal, podendo ser uma versão de blog privado também.

Loja virtual

Loja virtual é um site com um sistema de gerenciamento de pedidos (carrinho de compras ou cesto de compras) na qual empresas oferecem e vendem seus produtos.

Os clientes acessam o site, escolhem os produtos para aquisição e recebem estes produtos em casa.

Para ser caracterizada como loja virtual, o site deve ter todo o processo feito pela internet, desde a escolha dos produtos até o pagamento.

E-commerce WordPress

História do WordPress

Antigamente, o WordPress possuía outro nome, b2/cafelog, ou mais conhecido como b2 ou cafelog, e foi utilizado até maio de 2003 por mais de 2.000 blogs, o nome atual foi dado por Christine Selleck, amiga de Mullenweg.

O surgimento do WordPress foi à partir da junção entre Matt Mullenweg e Mike Little para criar uma ramificação mais otimizada do b2 ou cafelog, conforme comentei acima, empresa o que originaram.

Em 2004, a Movable Type, um dos principais concorrentes do WordPress, teve alteração em seus termos de licenciamento pela Six Apart, o que influenciou na migração de muitos de seus usuários.

Em 2009, o sistema Market Share Report concluiu que o WordPress se tornou uma marca forte e uma das principais no setor de sistemas de gerenciamento de código aberto.

O WordPress MU era uma bifurcação do WordPress convencional, e permitia que as pessoas pudessem gerenciar vários blogs simultaneamente em apenas uma instalação.

Porém em 17 de junho de 2010, o projeto WordPress Mu foi descontinuado pois foi fundido ao aplicativo principal, sendo assim, no mesmo período teve o lançamento da versão 3.0, pois o atual pode se tornar multiusuário apenas alterando suas configurações.

Desenvolvedores do WordPress

Matt Mullenweg e Mike Little são co-fundadores do WordPress, porém quem gerencia a ferramenta hoje é Ryan Boren e Mullenweg.

Grande parte de seu desenvolvimento se deve à Comunidade, porém é associado à Automattic, onde alguns dos principais desenvolvedores do WordPress são funcionários.

Existem também os WP testers, que é um conjunto de pessoas que testa os lançamentos voluntariamente. Por isso, eles possuem acesso a versões Beta e Release Candidates e, assim, procuram e reportar erros em uma lista de e-mails especial, ou na ferramenta Trac do projeto.

Matt Mullenweg e Mike Little

Curiosidades do WordPress

A instalação do WordPress geralmente é feita pelas empresas que são contratadas para desenvolver o site. Porém, você também pode fazer esse processo. Basta escolher um servidor Linux e um banco de dados MySQL. Você também pode instalar em seu ambiente local (computador) para testes.

Todas as hospedagens fazem backup por padrão, a diferença é o período: algumas fazem diariamente, outras semanalmente, mensalmente etc. É importante confirmar isso para não ter problemas futuros!

O WordPress possui o controle de versão automático, então você não precisará se preocupar com isso também, acho maravilhoso, pois isso ajuda muito quando há falta energia e etc.

Você sabia que o WordPress vai completar 15 anos de existência no dia 27 deste mês? Veja neste post mais detalhes sobre como participar dessa festa!

Considerações finais

O que é WordPress, em minha opinião é uma das melhores opções na hora de montar seu site, por ser fácil e descomplicado, além de possuir grande possibilidade de crescimento!

Acredito que depois desse post você já está curioso em testar essa ferramenta com suas próprias mãos, né? Não esquece de comentar sua experiência com a gente, adoraríamos saber como foi!

Se surgir dúvida sobre o que é WordPress, deixe um comentário aqui em baixo! Estou aqui para te ajudar! 😉

Beijo! :*
Rak, da WP Rocks!

Share This