Escolha uma Página

No diretório de Plugins WordPress, você encontra praticamente qualquer coisa. Desde esse plugin que mostra uma parte da letra da música Hello Dolly do Louis Armstrong, até sistemas complexos de otimização e segurança…

Com alguns plugins, você consegue transformar seu site wordpress em uma loja virtual, site institucional, ou mesmo uma plataforma de cursos online!

No diretório oficial, constam apenas os gratuitos (ou “freemium”, que oferecem funcionalidades avançadas pagas). Porém, produtores independentes criaram negócios baseados na criação de temas e plugins wordpress.

Plugins WordPress

Um dos fatores de sucesso do WordPress é a possibilidade de adicionar, remover ou modificar funcionalidades nativas do sistema através da utilização de plugins.

Um plugin é um pequeno software que roda junto com a sua instalação do WordPress, podendo ser ativado ou desativado a qualquer momento, sem arruinar o seu site.

Dá uma olhada em alguns deles que separei para você:

Construtor de páginas

Embora o seu tema WordPress tenha todas as páginas prontas, você não vai querer ficar preso naquele layout quando quiser criar uma página de captura, por exemplo.

Com um plugin de construção de páginas, mesmo alterando o tema, você não perde os designs das páginas especiais que você criar.

O Divi Builder conta com 46 módulos como títulos, botões, mapa, tabela de preços, player de vídeo, sliders.

Sua interface conta com edição em tempo real com uma opção legal de copiar e colar, que ajuda bastante na hora de criar.

Formulários de contato

Apesar de todos os temas terem um formulário de contato, talvez você queira customizar a mensagem que chega no seu email, ou mesmo adicionar um campo diferenciado, específico para seu negócio.

Para isso, utilize um plugin e você poderá inserir o mesmo formulário em qualquer área do site através de shortcodeswidgets.

Comentários

O WordPress já conta com um sistema funcional para gerenciamento de comentários, porém existem plugins que trazem novas funcionalidades como notificação de resposta, modo conversação, além de integração com redes sociais.

SEO

A principal estratégia de marketing digital hoje em dia é a de criação de conteúdo (Marketing de Conteúdo). Para fazê-la com destreza é preciso aplicar táticas de otimização (SEO – Search Engine Optimization).

Com plugins, fica fácil aplicá-las de modo mais intuitivo, seguindo as orientações dos softwares. Dessa forma você garante que está fazendo a coisa certa!

Métricas do site

O próximo passo após publicar seu site é saber se ele funciona!

Você deve ser capaz de entender o comportamento dos visitantes e ir fazendo melhorias constantes para o site apresentar melhores resultados.

Existem ferramentas muito legais como mapa de calor, histórico cliques e acessos, até gravação em vídeo das visitas.

Chega de chutes! Mensure o máximo que conseguir para tomar decisões com clareza.

Geração de leads

Por mais que o seu conteúdo seja bom, você deve dar uma forcinha para o visitante lembrar de você. Utilize ferramentas para criação de audiência, através de captura de email (opt-in) com componentes otimizados.

Redes Sociais

Não torne o seu site uma ilha! Integre seus canais sociais ao site para potencializar o alcance e engajamento dos visitantes. Plugins fornecem ferramentas para o usuário seguir o seu perfil ou compartilhar seu conteúdo.

Performance

Você não quer ser castigado pelo Google por ter um site muito lento, utilize plugins WordPress para fazer o trabalho por você.

Segurança

Proteja-se de spams ou hackers. Afinal, ninguém quer ter dores de cabeça causados por perdas ou danos em suas informações.

Share This